NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

PROJETO TOCAIÚNAS - Em Marabá, noite de lançamento dos 11 livros teve grande público







































O histórico lançamento da coleção de livros do Projeto Tocaiúnas, realizada na última sexta-feira (31) nas acomodações da Toca do Manduquinha, ganhou a aprovação do grande público que assistir o evento na Marabá Pioneira. Afinal, os 11 escritores que se uniram para publicar 11 novas obras literárias, pela editora Literacidade, somando total de 3300 livros vendidos a preço simbólico de R$ 5,00 a unidade. 10 autores são de Marabá e promoveram esse acontecimento jamais visto em todo o Pará. 



Apesar do preço bem em conta, todo o corpo do Projeto Tocaiúnas teve como base caros princípios e objetivos. Três deles, defendidos pelo coletivo, eram incentivar a leitura, facilitar o acesso ao livro e divulgar as obras de artistas da região sul e sudeste.  

A programação teve inúmeras atrações, desde dramatização a show com MPB. Contudo, foi o contato com os escritores e autógrafos o momento mais apreciado pelos leitores.

Quem atuou como apresentadora desse marco na arte regional foi a advogada, Cláudia Chini. Durante o discurso de abertura, Chini enfatizou que tudo que estava ali só foi possível porque é “um sonho sentido juntos”.

Em seguida, ela convidou os idealizadores do Projeto Tocaiúnas, Airton Souza e Eliane Soares, para dar boas vindas ao público e relatar o que motivou a grande noite. Para eles, a iniciativa do coletivo de artistas é, no mínimo, o maior exemplo de investimento próprio, sem incentivos fiscais, com a finalidade de tornar o livro mais acessível.


Além dessa dupla, o grupo de poetas que embarcaram no Tocaiúnas é constituído por Adão Almeida, Abílio Pacheco, Creusa Salame, Evilangela Lima, Glecia Sousa, Katiucia Oliveira, Lusinete Bezerra, Lara Borges e Paulo Nunes.

Para incrementar a noite memorável, Cleo Oliveira, a artista da Companhia de Teatro Asas da Liberdade, encenou "amor e ódio".

Profissionais ligados à Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), boa parte deles amigos autores, fizeram um minisarau de improviso. Para homenagear as celebridades da noite, eles leram trechos dos livros recém-saídos do forno. Ainda nessa linha, Marluce Caetano leu um conto e os netos da autora Lusinete Bezerra recitaram versos do livro dela. 

O grande momento de apresentação de todos os literatos foi aplaudido com euforia. A presença de amigos de longa e colegas de trabalho, membros da família e demais parentes, além de artistas de outros gêneros de arte deram ares olímpicos a noite de poesia.

Cada um dos poetas, contou de forma concisa sua identidade, o porquê do livro e agradeceu com forte emoção a todos que vieram prestigiar.  

Veja os novos títulos:
Airton Souza (Livro rios que somos), Eliane Soares (Livro: Instinto do Trapézio), Abilio Pacheco, Paulo Nunes (Livro: Livro Insagrado das traquinagens), Adão Almeida (Livro: Oscilações Póeticas), Creusa Salame (Livro: Algumas Verdades), Lara Borges (Livro: Segredo), Lusa Silva (Livro: Cordel um recurso pedagógico), Evilangela Lima (Livro: Filha dos Castanhais), Katiucia Oliveira (Livro: Desverso) e Glecia Sousa (Livro: Entre Versos e Rimas)

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário