NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ESCOLA GASPAR VIANA - Evento no dia 13 de setembro marca Pacto pela educação

Mostra de arte produzida por estudante vai ser prestigiada por artistas de Marabá






















Professores e estudantes secundaristas da Escola Estadual Gaspar Viana, situada na Folha 16, estão programando um evento artístico-cultural para o próximo dia 13 de setembro. A escolha da poesia como instrumento de motivação da juventude, surgiu devido ao envolvimento das professoras, Katiucia Oliveira e Cley Araújo, integradas ao movimento poético e artístico de Marabá.
Sob o título de “Pacto pela educação do Gaspar Vianna: educação, arte e poesia”, as educadoras pretendem desenvolver diversas ações além da poesia, como dança, teatro e música.
“O resultado dessas produções constituirão uma mostra de arte, a ser realizada no dia 13 deste mês, em forma de sarau, com a presença de escritores da terra, amantes da poesia e a comunidade escolar”, observa Katiucia Oliveira. 
O Gaspar Vianna tem diferencial de ser a única escola pública que oferece, exclusivamente, o ensino médio nos três turnos.
“O objetivo maior é aproximar a juventude da poesia e da arte, aproximando-os também dos escritores locais através da leitura de seus textos, como é o caso dos poetas Airton Souza, Rose Pinheiro, Eliane Machado, Abílio Pacheco e tantos outros, que estão sendo convidados pela liderança da escola, a se envolverem na ação ‘Adote um jovem poeta’. Assim, como aprendizes, eles possam viver mais ainda esse universo artístico e cultural, relevante à formação da personalidade deles”, considera.
Atualmente, o projeto caminha em formato de projeto didático, realizando encontros entre as diversas turmas do ensino médio.
A reportagem do Jornal Opinião compareceu na tarde desta segunda-feira (1), para acompanhar umas das atividades que antecedem o sarau escolar. Katiucia Oliveira, que leciona língua portuguesa, realizou uma oficina de produções poéticas.
“Hoje foi um encontro de sensibilização ao fazer da poesia. Buscou-se tanto proporcionar o contato da juventude com a arte da palavra, quanto identificar o potencial de futuros produtores de texto poético”, afirma a professora, que reservou uma parte da oficina para os secundaristas criarem os próprios poemas.
Nesta ocasião, poemas de Abílio Pacheco foram lidos pela professora como estímulo aos jovens educandos. Rabiscos de alunos podem esconder futuros artistas da região.
Estudantes como Fernanda Santos e colegas da turma vão ter oportunidade de presentear a comunidade com apresentações e textos produzidos por si próprios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário