NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

2ª SEMANA PAN-AMAZÔNICA - Evento encerra com apresentações artísticas


Coordenadores do GPELLC-PAM, Gilson Penalva e Eliane Soares (centro), 
ao lado de palestrantes e artistas locais na tarde de sexta (13)

Estudantes da turma de Letras 2011 se dedicaram na Semana Pan-Amazônica





Alunos da Escola Tereza Donato de Araújo deram versão
de teatro ao poema Morte e vida severina
Na sexta-feira última (13), houve o encerramento da II Semana Pan-Amazônica: Entre-lugares, Culturas e Saberes, evento promovido pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), situada na Folha 31 – núcleo Nova Marabá, com diversas apresentações de arte, entre teatro e dança. Esta edição foi realizada pelos professores e estudantes do GPELLC-PAM (Grupo de Pesquisas e Estudos Linguísticos, Literários e Culturais Pan-amazônicos), ligados à Faculdade de Estudos da Linguagem (FAEL) na Unifesspa.
A companhia de dança, Sabor Nativo, ganhou
 os aplausos dos estudantes da 2ª Semana

O encontro reuniu artistas locais, escritores e pesquisadores de várias academias. E, para finalizar a semana de estudos sobre a linguagem, literatura e cultura da Pan-Amazônia, os artistas tomaram a frente.
Na manhã do último dia de programação, ainda ocorreu a palestra “A Pan-Amazônia como uma área cultural na Modernidade Tardia”, da doutora Rosa Acevedo Marin, que era uma das mais aguardas.
Na parte da tarde, os participantes prestigiaram o diálogo “Marabá 100 anos depois: vivências e impressões literárias”, feito no formato de mesa redonda com as professoras Vanda Mello, do Bairro São Félix, e Ana, do Cabelo Seco. Elas ampliaram o diálogo, ao lado do poeta, Ademir Braz, e do escritor pioneiro, João Brasil Monteiro, que encantaram o público com apresentações de textos líricos e histórias de vida.
Os coordenadores do GPELLC-PAM, Gilson Penalva e Eliane Soares, acompanharam o debate ao lado de palestrantes e artistas locais.
Durante a noite, ainda era possível verificar o “Varal de Poesia”, que ficou estendido pelo corredor da faculdade. Já o poema Morte e vida severina, autoria de João Cabral de Mello Neto, ganhou versão teatral graças aos alunos da Escola Municipal Tereza Donato de Araújo, orientados pelo professor Raimundo Nonato.
A companhia de dança, Sabor Nativo, ganhou os aplausos dos estudantes da II Semana. O coreógrafo, Milvan Ribeiro, conduziu o grupo em encenação de Carimbó.   
Estudantes da turma de Letras 2011 marcaram presença nas longas atividades de pesquisa e aproveitaram até o último minuto. 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário